Confundir a Cidade com o Mar, Richard Zimler

Zimler, Richard (2008).Confundir a Cidade com o Mar. Alfragide: Oceanos.
  


Este é um livro de 16 contos, que nos fazem viajar no tempo e no espaço, nos levam da Argentina ao Brasil, da Europa aos Estados Unidos, com uma passagem especial por Portugal.

São contos que deixam muito espaço à imaginação do leitor. Zimler fala de temas polémicos e de difícil abordagem como o racismo, a homossexualidade, a emigração, a homofobia, a morte, os traumas, o suicídio, sempre tendo em atenção que os contos terminam normalmente de forma menos feliz e com uma linguagem tão direta como só ele faz, uma linguagem dura, crua, áspera e, muitas vezes, perturbante.


Ainda que se abordem temas tão chocantes, o autor não deixa de se focalizar nas relações entre pessoas e nas emoções e esse é o fio condutor entre todos os contos deste livro. 

Prende-nos às personagens, faz-nos sofrer com elas, odiá-las, admirá-las. Alguns contos são, porém, muito breves, ficando no leitor um vazio por preencher. Queria mais, mais de cada conto. Mas este é o estilo enigmático de Zimler, que não revela tudo, que lança a problemática para nos deixar a pensar nela.

1 Comentarios

  1. Não conhecia!Parece interessante e gosto de contos! beijos, linda semana,chica

    ResponderEliminar