um lugar mágico


Tamaro, Susana (2008). Um lugar mágico. Lisboa: Editorial Presença.


         Neste romance de literatura juvenil, somos transportados para um lugar verdadeiramente mágico, criado quando alguém desejara viver em paz, enquanto uma estrela cadente atravessava o céu.
         Neste lugar mágico, vivia um rapaz chamado Ricky, que fora abandonado dentro de um caixote no lixo e fora recolhido pela loba Guendy, que o criara como seu filho. Ricky crescera como um lobo, sentia-se verdadeiramente um lobo. Passava muito tempo com a sua amiga Ursula, uma macaca que o aconselhava.
         Mas a magia dura até ao momento em que o homem resolve invadir este paraíso terrestre. Nesse momento, não só terminou a tranquilidade mágica, como a crueldade levou à morte de Guendy e de muitos outros animais. Ulderico Pançudo, o futuro presidente da Câmara, capturou Ricky.
         No dia em que Ulderico deu uma festa para celebrar a sua eleição à presidência, Ricky ouviu uma conversa entre ele e Sua Moleza Imunda Almôndega I, onde expunham o seu plano de modernização, onde não havia espaço para plantas e animais, onde as crianças passariam a ser formatadas pela televisão e o planeta passaria a ser um monte de cimento coberto de Super-Mega-Hiper-Mercados, televisões e antenas parabólicas. Ricky, perante isto, fugiu e acabou por encontrar a gata Dodó da senhora Cipolloni, a única senhora que tinha um jardim e uma gata e que, por isso, era mal vista por todos os habitantes, que concordavam que era um inimigo a eliminar.
         Recebido com carinho pela senhora Cipolloni, esta ajudou-o a esconder-se de Ulderico. Quando viram passar dezenas e dezenas de crianças, de olhar vazio, com olhos quadrados, onde se refletiam os ecrãs das televisões, aceitaram a sugestão de Dodó, de infiltrar Ricky no cortejo de crianças, para descobrir os planos maquiavélicos de Ulderico. Foi assim que a senhora Cipolloni arquitetou um plano para devolver a paz e a harmonia à cidade. Terá ela conseguido? Será que Ricky foi descoberto no meio dos meninos? Terá ficado a saber o que aconteceu à sua amiga Ursula? E qual era verdadeiramente o plano de Ulderico?

         Uma leitura ligeira, mas muito envolvente, onde estas personagens poderiam muito bem ser transpostas para a atualidade, na qual a tecnologia e modernização dominam o ser humano, que vai perdendo os seus pequenos lugares mágicos. Porque, quando se perde a magia, os olhos ficam vazios, sem sonhos, como os destas crianças.

Susanna Tamaro nasceu em Trieste, Itália, no ano de 1957. Formou-se em Realização no Centro Experimental de Cinematografia de Roma. Durante dez anos trabalhou para a televisão como realizadora de documentários científicos. Atualmente, é uma das escritoras italianas mais conhecidas e aclamadas em todo o mundo, e o conjunto da sua obra, que inclui títulos bem conhecidos do público português - Vai Aonde Te Leva o Coração, Com a Cabeça nas Nuvens, Para Uma Voz Só, Escuta a Minha Voz ou Regresso a Casa - vendeu vários milhões de exemplares à escala mundial. (http://www.bulhosa.pt/livro/um-lugar-magico-ou-como-salvar-a-natureza-susanna-tamaro/)



2 Comentarios

  1. DEVE SER MUITO BOM ISSO E REALMENTE CHEGAR A UM LUGAR MÁGICO É MARAVILHOSO...BEIJOS PRAIANOS,CHICA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chica. Ando um pouco ausente da net, pois tive umas complicações pós-operatório.

      Beijinhos




      Eliminar