Um mimo do passado




Recosto-me no sofá das recordações,
fecho as pálpebras que acolhem os olhos
e sou beijada pelas memórias
de pequenos toques fraternos
que embalam todo o meu ser.

    E já não sou eu que ali estou, mas a menina rabina de olhos curiosos abertos num sorriso que alberga o mundo. Sedenta de histórias antigas contadas pela avó, ansiosa por ouvir grandes caçadas feitas em África pelo avô. E lambuzo-me de mangas maduras que a avó vai descascando. O avô acaba por adormecer na sua cadeira de ripas, num sereno ar sonhador. A avó conta-me como se conheceram, como nasceu o amor entre eles, como, entre tantos pretendentes, foi aquele que conquistou o seu coração. Conta-me que, quando ia à fonte, com o cântaro à cabeça, cortava as voltas a quantos lhe queriam falar, virando para uma outra rua. E o meu avô sorri no seu sono, sonhando com a época em que tocava concertina e punha todas as raparigas a dançar. E eu baloiço, na encosta que vai dar ao rio, vou cada vez mais alto, numa adrenalina de vida e emoções.
    Acordo com o livro que cai ao chão, num estrondo que me desperta desta letargia que me levou à infância. A minha avó dormita, sentada no sofá ao lado, com o terço ainda nas mãos, depois de ter rezado pelos seus entes queridos, o meu avô e a minha mãe. Invade-me um desejo enorme de a abraçar para lhe agradecer todas as boas memórias do passado.
                                                                                                  Célia Gil

15 Comentarios

  1. Lindas e tão emocionantes memórias...Ficam pra sempre!beijos,ótimo dia,chica

    ResponderEliminar
  2. Oi Célia,
    Adorei o pequeno conto. Enternecedor.
    Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  3. Adorei suas lembranças, são muito necessárias para que não esqueçamos os bons momentos, beijos e bom dia!

    ResponderEliminar
  4. Célia
    Primeiro, quero agradecer suas visitas e comentários e depois elogiar o seu lindo texto sobre as memórias de infância. Fase maravilhosa!
    Beijos e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. Olá,Célia!!

    Ah!Querida...que linda partilha!!Lembranças com valor inestimável!!!Como lhe entendo...sinto-me assim com minha avó!Meu avô se foi faz tempo...mas as lembranças estão bem vivas dentro de mim!!
    Amei seu texto!!Lindo e emocionante!!!
    Beijos!!

    ResponderEliminar
  6. Célia, escreves muito bem.
    Sei do que falo porque estive ligada a essa atividade.
    Uma coisa sei, quanto mais se escreve, melhor se escreve.
    Beijos, querida.

    ResponderEliminar
  7. Célia,

    Uma delicia te ler!!!


    Beijos,
    AL

    ResponderEliminar
  8. Memória é tudo, seja para recordar do que foi feito ou vivido, ou para não repetir alguma angustia passada...isso é lindo!

    Também adorei o poema abaixo! Somos uma força da natureza, não tem como separar...bjo e bom dia!!

    ResponderEliminar
  9. Celinha
    Poxa, tão tocante, me levou de volta às minhas raízes, saudades imensas do meus meus avós e dos meus pais...Agora somente em memória e sonhos... Tempos bons!! Bjkas com carinho!

    ResponderEliminar
  10. Celia,que belas e ternas essas lembranças!Muito lindo seu texto!Bjs,

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde amiga!
    Hoje eu em Vim Pensando um pouquinho no meu sonho.
    Visite o Link
    http://www.mariaalicecerqueira.com/2011/08/prezado-amigo-leitor-e-seguidor-me.html
    Muito Obrigada!
    Abraço Amigo
    Atenciosamente
    Maria Alice

    ResponderEliminar
  12. Célia são preciosas lembranças que nos aquecem pelo resto da vida.
    Beijos e boa tarde!
    :D

    ResponderEliminar
  13. °º
    °º✿
    º° ✿Olá, amiga!
    Lindas lembranças...
    Beijinhos.
    Brasil
    °º
    °º✿
    º° ✿

    ResponderEliminar
  14. Celia, Celinha que lindo voltar ao passado com lembranças tão significantes. Somente quem tem memória tem história. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar