Fado português

Resultado de imagem para fadistas
(imagem do google)



Hoje ousei escrever a letra para um fado! E digo ousei, porquanto penso que seja uma tarefa extremamente difícil. Então, aqui a deixo em homenagem aos nossos grandes fadistas que tornaram o fado em Património da Humanidade.
O nosso fado é triste
E rasa os olhos de água
A todo o bem resiste
E vive da sua mágoa.
A todo o bem resiste
E vive da sua mágoa.

Este fado português
Sofre em silêncio, calado
Este fado que tu vês
É um fado malfadado.
Este fado que tu vês
É um fado malfadado.

E quando a tristeza chora
Mais triste o homem fica
Que até a alegria ignora
Quando o amor lhe suplica.
Que até a alegria ignora
Quando o amor lhe suplica.

Fado que me consomes
Dia e noite sem parar
Não me deixas nem te somes
Alma sempre a atormentar.
Não me deixas nem te somes
Alma sempre a atormentar.

Vai-te fado malfadado
Deixa a alegria entrar
Não feches a porta, ó fado
A felicidade está a chegar.
Não feches a porta, ó fado
A felicidade está a chegar.
                                   Célia Gil
E, por fim, um fado que aprecio muito:


12 Comentarios

  1. Puuuuuuuuuxa,guria! És demais!Ficou lindo o teu fado!Parabéns!!beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
  2. Gostamos! Li eu e a mamãe. Ouvimos a música do clipe, linda! Beijos

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,Célia!!!

    Querida poetisa, que bom que ousaste!!!Lindo fado!
    Isso é compartilhar cultura!!!!!Que admiro e adoro!Beijos pra ti!!!
    Bom final de semana!!!!
    Até segunda!!
    ***O fado do vídeo é lindo também!E que bela cantora!!!

    ResponderEliminar
  4. Fado é poesia,é uma maravilhosa expressão dos mais puros e profundos sentimentos sobretudo de dor.Está na alma portuguesa mas se espalha pelo mundo através de grandes nomes como Amália,mas também de gente como você que tem muita sensiblidade para usar com grande estilo as palavras,parabéns!
    Abraços,

    ResponderEliminar
  5. °º✿
    º° ✿ ✿⊱╮
    Amiga, fado português... uma forma muito lírica de cantar a dor.
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil°º✿
    º° ✿ ✿⊱╮

    ResponderEliminar
  6. Céwlia

    ter Amigos é uma grande riqueza. Eu tenho-os e sinto-me muito feliz pois são juntamente com Deus e a minha família a minha grande rectaguarda.

    obrigada por pertenceres a este grupo de Amigos..
    um beijinho

    ResponderEliminar
  7. Célia

    vi o seu convite mas nesse dia tenho consulta no H.Arrábida fiquei com pena.
    Entretanto lancei em Dezembro um livro de poesia Africana com o titulo Cantar África com 208 paginas e todas com imagens...está muito bonito Em Outubro editei um livro de contos infantis-- Era uma vez uma laranja. se precisarem de mim estou à disposição...

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Oi Célia,
    Adorei a letra. Qdo fui à Lisboa estive em uma casa de fado com uma fadista ótima! Agora não me lembro o nome.
    Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  9. Celia, o fado ficou maravilhoso! Todo fado tem aquela pitada de dor, de amor e o seu ficou perfeito!Parabens!bjs,

    ResponderEliminar
  10. Minha querida

    O fado por vezes diz aquilo que não conseguimos dizer...é a alma portuguesa.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  11. Voltei \aqui agora pra agradecer os carinhos e desejar tuuuuuuudo de bom nessa nova semana!beijos praianos,chica

    ResponderEliminar