Querido Janota


Nunca esquecerei
um grande amigo que tive
um papagaio que vive
nas memórias com que fiquei.

Janota era o seu nome singelo,
Divertido, amigo, falador
Era um papagaio tão belo
E que nos dava muito amor.


Sempre que um barulho ouvia
“O que é que houve?”- perguntava.
Era uma grande companhia
Dançava quando eu cantava.

Repetia qualquer som
Que ouvia na televisão,
Era também refilão
Mas era um papagaio bom.

Não podia ver passar o queijo
Que logo ele pedia
Encostava o bico e dava um beijo
Sempre que o meu marido queria.


Nunca me esquecerei
Do dia em que fugiu
O quanto rezei
Quando ele partiu.

Pela curiosidade foi vencido
E, no Inverno rigoroso,
Abriu asas ao frio ventoso
E não longe deve ter sucumbido.

E o nosso querido amigo
De cauda vermelha, cinzento,
Nunca mais será esquecido
Lembramo-lo com sofrimento.

(Um grande abraço também ao meu marido que sofreu igualmente muito pela perda deste nosso amigo, há 4 anos!)

26 Comentarios

  1. oi minha amiga,

    como é difícil
    quando nossos amigos partem,
    parece que fica um buraquinho
    dentro no nosso coração,
    sinto muito pelo seu amigo,
    e por vocês,
    fique com meu carinho...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Puxa, que tristeza! Que pena que ele teve curiosidade em ver outro mundo e fugiu...
    Imagino muito bem como se sentem sem ele.. Uma pena!! Linda homenagem ao amigão Janota!

    beijos,chica

    ResponderEliminar
  3. Oi Célia,
    Que coisa triste... Faz tempo que fugiu? Pergunto pq eu tinha um periquito australiano que um dia fugiu da gaiola e uma semana depois voltou, doido de fome!
    Beijos 1000 e um ótimo restinho de semana para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderEliminar
  4. Olá,Célia!!!

    Belos versos em homenagem ao amigo!Que triste que se foi...Meus sentimentos querida.
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  5. Oi, lindo arranjo de versos, mas que pena que vc pedeu um amigo. Estou seguindo seu blog, conheça o meu tbm!

    atravesdascores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Minha querida

    Que o Natal traga todos os sorrisos...todos os sonhos...todas as emoções...que a plenitude do amor ilumine a vida com estrelas de esperança e nos faça acreditar num tempo de paz e prosperidade.
    Desejo um Natal muito feliz...pleno de amor e paz junto de todos que amas.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  7. OI CÉLIA!
    QUE PENINHA, DEVEM TER SOFRIDO MUITO MESMO.
    QUANDO TEMOS UM ANIMALZINHO DE ESTIMAÇÃO, ELE PASSA A FAZER PARTE DE NOSSAS VIDAS, E SUA PERDA, É SEMPRE MUITO DOLOROSA.
    "FELIZ NATAL"
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. ______________☆
    ____________☆**☆
    __________☆ * ✿* ☆
    _________ ☆✿ *☆* ✿☆
    ________☆*✿ (☆) ✿*☆
    _______☆*✿ *(*☆*)* ✿*☆
    ______☆*✿☆*(** ☆**)✿**☆
    __________|░░░░░░|_______
    _______** FELIZ NATAL **
    ∗* ☆ * ☆ ∗ * ☆ * ☆ ∗* ☆ *∗*

    ResponderEliminar
  9. Era tão fofo!

    Quero desejar-te um Feliz Natal!

    Faço também votos para que 2012 seja um ano de mudança para melhor, que alcances o que mais desejas… sobretudo que sejas muito feliz!

    ResponderEliminar
  10. Olá,Célia!!!

    Querida poetisa vim desejar-lhe um Natal de muito amor, paz e saúde!!!Que seja muito feliz!!!!
    Agradeço por ter te conhecido,é uma amiga fiel e presente! OBRIGADA por me acompanhar em todos os meus cantinhos!Fico muito feliz com sua presença!!!!Beijos!!!!

    ResponderEliminar
  11. ow q tristinho! mas sera q ele ñ sobreviveu mesmo?? bjs

    ResponderEliminar
  12. Célia Gil, estou em verso e prosa pra te desejar tudo de bom pra vc e sua familia, amigos, neste Natal, Ano maravilhos de 2012 pra vc......Bjks...Gil

    ResponderEliminar
  13. Voltei pra agradecer e novamente desejar um maravilhoso Natal!!! beijos, obrigado pelos carinhos! E ganhei agorinha um presente lindo de Natal, que vai chegar na Páscoa. Se tudo der certo, nosso filho que mora na Inglaterra vem passar a Páscoa por aqui!! Legal,né? Estou toda suada e emocionada, parece que vai me dar uma coisa,rsrs Só falta!!! beijos,chica

    ResponderEliminar
  14. Sim querida a gente nunca esquece do afeto que esses bichinhos traz pra gente. Lembro que há uns 4 anos também enterrei meu cão Lupi, um pretinho que ficou uns 4 meses em nossa companhia e muito fujão acabou entrando debaixo de um carro e teve a cabeça estourada. Lembro que quando fui enterra-lo eu sofria tanto que parecia que tinha sido uma pessoa. Depois de um tempo veio o Scothy o meu Labrador (terrível) mais muito amoroso e raivoso tb por ter sido misturado a sua raça com um Golden Retrivier. Acabamos tendo que dar nosso Scothy por nos causar alguns problemas e por minha filha ter ficado muito doente com alergia. Mas ele foi morar numa mansão e hoje é o Rei do pedaço. Mas nunca nos esquecemos desses amiguinhos amados.

    Querida desejo-lhe tudo de lindo nesse fim de ano, que a sua família passe um Natal maravilhoso e que sempre o amor de Cristo esteja em seus corações. bjim.

    ResponderEliminar
  15. Janota era mesmo um amigão. Adoro os animais!!
    Querida Célia,
    Passo para te desejar um natal feliz de muita paz e amor....que tudo dure e dobre no ano novo...
    Beijos!!!

    ResponderEliminar
  16. Llegó la Navidad, es el momento de compartir alegrías con los familiares y amigos, el momento de paz y felicidad, que pases unas felices fiestas.
    ¡¡feliz Navidad!!
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  17. Olá,como é bom ter amigos, não é?
    Pois então eu hoje vim desejar a vc um Feliz Natal
    Que o menino Jesus encha sua casa de carinho e muito amor e saúde.
    Com Carinho
    Neinha

    ResponderEliminar
  18. Bom dia, como é triste perder esses bichinhos, fica sempre uma grande saudade, feliz natal para ti com muito carinho, beijos

    ResponderEliminar
  19. É de fato uma perda irrestarável... :/
    Mas o importante mesmo é a superação. Deus nos tira algo bom, para proporcionar algo muito melhor.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  20. Célia
    Muito triste a perda desse grande amiguinho...

    Passei para desejar um feliz e abençoado natal a você e a sua família.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  21. MINHA QUERIDA!!!!
    SEI BEM COMO É ESTE AMOR, OS ANIMAIS SÃO NOSSOS COMPANHEIROS DE TODA HORA.
    DESEJO A VOCÊ E SUA FAMÍLIA UM FELIZ E ABENÇOADO NATAL.
    UM GRANDE BEIJO COM TODO O CARINHO DO MUNDO!!

    ResponderEliminar
  22. Janota está agora brincado com São Francisco de Assis, pode ter certeza amiga! Os dias cada dia mais corridos porque temos que fechar o ano, então para poder visitar todos os amigos da Ilha forcei a usar o copia e cola *gargalhadas*, mas o que importa é que não te esqueci e vim te desejar um 2012 de paz e benção, como também te convido para o meu Réveillon Azul o convite se encontra na Ilha. Um grande e enorme beijo no coração. ♥ ♥ ♥

    ResponderEliminar
  23. Bom dia,Célia!!

    Minha querida poetisa espero que esteja tudo bem contigo, que seu natal tenha sido cheio de amor e luz!deixo um beijo e meu carinho!
    Tudo de bom!

    ResponderEliminar
  24. OLÁ ...ME CHAMOU ATENÇÃO SOMENTE UMA COISA

    SERA QUE NÃO FUGIU PRA ENCONTRAR LIBERDADE??
    ACREDITO EU QUE NENHUM PASSARO GOSTE DE VIVER ASSIM COM CORRENTES NOS PÉS ...
    EU TENHO VERDADEIRO PANICO QUANDO VEJO BICHINHOS PRESOS ASSIM...GAIOLAS CORRENTES ACHO QUE NO FUNDO ELE BATEU ASAS EM BUSCA DA LIBERDADE QUE ELE SEMPRE TEVE DIREITO
    SINTO PELA PERDA ..MAS FOI EM BUSCA DE FELICIDADE NINGUE É FELIZ PRESO ...

    ABRAÇOS

    OTILIA

    ResponderEliminar
  25. Otília,
    Este era um pássaro que não sabia viver em liberdade, pois nasceu em cativeiro. Aqueles que nascem livres, sabem fazê-lo e eu estou totalmente de acordo que vivam no seu habitat, mas o Janota não sabia procurar comida e não sobreviveu, porque estavam -2 graus. Aqui é muito frio, não é um país tropical e a zona é perto da Serra da Estrela, que normalmente tem neve o Inverno todo. Bjs

    ResponderEliminar