O eu que fui


(imagem do google)
Fecho os olhos e sonho.
O meu corpo é leve como uma pluma...
Baloiço para cá e para lá
num antigo baloiço de madeira.
Vejo as nuvens cada vez mais próximas,
o sol espreita quando atinjo o ponto mais alto.
Sinto a avidez de chegar mais além,
de tocar as nuvens,
olhar o sol,
ver os mistérios que escondem.

O eu que fui é esse pássaro livre
que empreende voos pelo horizonte,
sem desistir, sem limites.

O eu que sou apenas dorme,
apenas se ilude, se mente.
O pássaro partiu as asas,
chora por não atingir o infinito
e as suas limitações
levaram-no a desistir
de atingir o sol,
tocar as nuvens…
O eu que sou é apenas isso,
um eu que dorme,
um eu que se esqueceu
como é sonhar de verdade.
                                    Célia Gil

20 Comentarios

  1. Que lindo! Quanta ternura e sensibilidade nas palavras. Gostei demais.
    Desejo uma ótima semana pra ti!
    Ja deixo meu desejo de um Feliz Natal e um Ano recheado de sonhos e desejos realizados. Obrigada por ter caminhado comigo durante esse Ano, e que no próximo Ano estejamos juntos novamente... Beijos grande!

    ResponderEliminar
  2. Tuas inspirações são intensas, profundas e sempre MARAVILHOSAS!

    Fico encantada com a facilidade de poetar que tens!

    beijos,linda nova semana,chica

    ResponderEliminar
  3. esta amiga admiradora de la belleza de tus versos te da infinitas gracias por concedernos el privilegio de ser testigos de ellos y te desea con cariño ............¨♥*✫♥,
    .........,•✯´.........´*✫
    .......♥*................ __/\__
    .......*♥............… ..*-:¦:-*
    ...¸.•✫.............……/.•*•.\
    ...~`,`~.................. |
    ¸....✫................... *•*
    ´¸...*♥..´¸...........*♥♫♥*
    ´¸¸♥*................✯•♫•♥•*
    ´¸.•✫ .............. *♥•♫•♫♥*
    ~`,`~............. ✯♥•♦♫♥•♥*.
    `.✫`.............. *♥☺♥•♥•☺♥*.
    ●/................✯♥•♥♠♫♥#♥•♥*..
    /▌................*♥♫•♥♫•♥♫♥•♫♥*
    / \....................... ╬╬╬╬

    ♥….-*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*-….♥
    .-*♥♫♥FELICES FIESTAS♥♫♥*-.
    ♥….-*♥♫♥**♥♫♥**♥♫♥*-….♥ muchos besinos

    ResponderEliminar
  4. Voar é sempre encantador amiga! Lindo!
    Beijos e boa noite de Advento Célia!

    ResponderEliminar
  5. Querida,
    venho agradecer a companhia e carinho no ano que finda..
    deixo beijos perfumados de lindo Natal e 2012 de saúde e alegrias..

    ResponderEliminar
  6. Olá,Célia!!!

    Minha querida, a sensibilidade e profundidade dos teus versos sempre encantam!!!Admiro muito a poetisa e pessoa que és!!!
    Lindos versos!!
    Beijos pra ti!!!!

    ResponderEliminar
  7. Só quem não bloqueia os próprios sonhos e ideais se pode considerar verdadeiramente livre.Lindo poema,abraço carinhoso nesse fim de 2011!

    ResponderEliminar
  8. Belo texto. Os trapos humanos que somos é fantasia que criamos em verdades mentirosas das dores que não existem, mas fazemos questão de construí-las.
    Prof. Celia G. é sempre um prazer falar contigo, uma excelente semana para você.
    Um abraço.

    19 de dezembro de 2011 13:03

    ResponderEliminar
  9. oi Celia,


    e sonhar deveria ser
    receitado para a cura de todos
    os males...
    lindo minha amiga!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Quem sabe esse pássaro logo volta a voar!


    Desejo-lhe um Feliz Natal!

    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Querida Célia...

    Que poema fascinante!

    Esse balanço entre a infância e a perda da inocência, momento em que as nuvens deixam de ter formas e ficam carregadas de tons escuros encobrindo o sol, acaba nos deixando no meio do caminho.

    O vento deixa de beijar o nosso rosto, e o medo de faltar o ar revela o pânico que temos de crescer e deixar de sonhar, pisando em terra firme, com os olhos voltados para o chão.

    O que fomos um dia ainda está escondido em algum lugar dentro do peito, esperando a hora de tirar a sua dormência, esperando para voltar a tocar as nuvens ou de abraçar o sol...

    O que nos limita é a frustação de não tentar, é o medo da crítica, temos de dar o impulso para um novo balanço capaz de chegar ao céu.

    FELIZ NATAL!

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  12. Celia, sua poesia me faz voar!Linda e comovente demais!Hoje quero desejar um Natal muito feliz a vc e sua familia!Bjs e meu carinho,

    ResponderEliminar
  13. Bom dia!
    O eu livre que quer tocar as nuvens dorme quando a criança cresce...
    Beijinhos.
    Brasil

    ……………¨♥*✫♥,
    ………,•✯´………´*✫
    …….♥*……………. __/\__
    …….*♥…………… ..*-:¦:-*
    …¸.•✫……FESTAS FELIZES !!!!

    ResponderEliminar
  14. Olá, amiga poeta! Tem um presente de Natal para você no Távola de Estrelas!Desejamos a você votos dum
    Natal muito Feliz e de um Ano Novo Maravilhoso!

    beijinhos,

    JouElam & Dani

    Távola de Estrelas: http://jorgemanueledanieledallavecchia.blogspot.com/2011/12/um-selinho-pra-voce.html

    ResponderEliminar
  15. Feliz NATAL

    e... deixo com um beijinho

    Hoje...
    Caminhei pela rua...

    Vi luzes...
    Vi fantasia...
    Vi muitos embrulhos...

    E pensei...

    É Natal...

    Segui e continuei...
    A ver luzes...
    A ver fantasia...
    A ver presentes...

    Mas...

    Não vi Natal...
    Não vi Jesus...
    Não vi Maria...
    Não vi José...

    Não vi o principal...
    Senti o esquecimento...

    Da união...
    Da família...
    Do Amor...

    E continuei a caminhar...

    E vi bolos...
    E vi iguarias...
    E vi beleza...

    E gostei de sentir...
    O cherinho de Natal...

    Mas...
    Continuei a caminhar...
    E a pensar...

    Natal,
    Será de todos?

    E vi logo que não...
    Milhares de crianças...
    Milhares de homens...

    Nesta vida...
    Nunca saberão...

    O que é ser Natal...


    LILI LARANJO (Tenho neste Natal novo Livro de Poesia Cantar àfrica - um lindo presente de Natal)

    ResponderEliminar
  16. Queridos amigos.

    Dezembro é um mês de reflexões,
    nos lembramos de pessoas que
    partiram, nos alegramos com os
    novos amigos que chegaram,
    queremos perdoar e esquecer,
    queremos abraçar e presentear...

    Mas, não existe maior emoção e
    alegria que saber que Jesus veio
    ao mundo para nos confortar, dar
    amor, caminhar ao nosso lado e
    pegar na nossa mão quando tudo
    se mostra difícil...

    Desejo a todos vocês votos de um
    Feliz Natal; um ano novo cheio de
    realizações pessoais e profissionais,
    e agradeço a Deus por colocar em
    meu caminho pessoas tão especiais.

    Beijos!
    Maria Cristina Gama

    ResponderEliminar
  17. Célia
    Lindo o seu poema!
    Conservar a pureza da infância nos faz adultos melhores!
    Célia gostaria de agradecer pela amizade e compartilhamento que cultivamos durante este ano e desejar a você e seus familiares um Natal com muita luz, paz e harmonia e um Ano Novo com muita saúde e realizações!
    Um grande abraço com muito carinho
    Maria Luiza

    ResponderEliminar
  18. Olá,Célia!!!

    Minha linda poetisa tenha um ótimo dia!!!Que seja bem alegre e tranquilo( se é que é possível com o natal tão próximo!!rsrsr).
    Estive pensando em fazer uma sobremesa(para a ceia)portuguesa, aquela do Leite Creme, achas que combina? Pode ser servido bem frio?

    Beijos!!!Tudo de bom!!

    ResponderEliminar
  19. Adorei o blog, os textos, a estética, tudo...parabéns! Sorte minha ter encontrado um espaço tão aconchegante...já estou seguindo e pretendo voltar sempre, se puder me dar uma força também e seguir eu ficaria grato...
    www.paullolenore.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Bom dia prezada amiga,
    Venho agradecer o seu carinho, atenção e compreensão durante este ano que foi coberto de lindas rosas e com alguns espinhos, que me ajudaram a crescer e a compreender ainda mais o valor da minha vida!
    Amiga muito obrigada por cada uma de suas carinhosas visitas, sua companhia, sua presença e sua força e apoio.
    Quero pedir desculpas pelo meu silencio, mas gostaria que soubesse que não foi proposital! Mas por conta de alguns desafios que a vida me trousse.
    Gostaria de lhe desejar um Santo Natal e que o Ano 2012 venha coberto de muita paz e Amor!
    Gostaria de lhe oferecer o selinho de Natal , tem dois pode leva-los ou escolha o que mais gostar, tem também o selinho de 400 seguidores que fiz com muito carinho!
    Dentro do mundo magico do coração quero muito lhe agradecer por tudo! Muito Obrigada de todo o coração!
    Tenha um lindo dia!
    Abraço Amigo!

    ResponderEliminar